"Absinto" é uma bebida destilada feito da erva Artemisia absinthium. Anis, funcho e por vezes outras ervas compõem a bebida. Ela foi criada e utilizada primeiramente como remédio pelo Dr. Pierre Ordinaire, médico francês que vivia em Couvet na Suíça por volta de 1792.É também conhecido popularmente de fada verde em virtude de um suposto efeito alucinógeno. Absinto, o blog, é um espaço para delírios pessoais e coletivos. Absinte-se e boa leitura.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

De onde eu advenho?


Nesta época do ano reza a tradição que haja troca de presentes e que promovamos infindáveis encontros comemorativos. Mas o que bem comemoramos nesses dias? 


A sobrevivência de mais um ano? Um pacote de promessas pela paz mundial, que ela realmente venha a partir de primeiro de janeiro como um passe de mágica? 


Buscando um pouco além da boa cerveja gelada e do indispensável panetone, o que fica para você, meu amigo? Uma sensação de dever cumprido no ano que se finda? 


Espero, profundamente, que sim.  Que este seja um momento para você se orgulhar de tudo o que fez em seu ano, mesmo que nem tudo tenha saído do jeito que você gostaria. 


O mais importante é a sua postura diante dos momentos que atravessou.


Para os religiosos, estamos vivenciando os dias que antecedem o advento, a vinda do Cristo. 


Aquele que trouxe até o mundo ocidental a promessa de amor ao próximo, a idéia do perdão e de ser perdoado. 


E você, de onde você advém? Como anda exercitando este amor e este perdão?


Em nossas limitações sensoriais, carnais e emotivas, cada um de nós temos lá o nosso bocado de bons momentos.


Todos nós temos nossas virtudes que merecem ser destacadas e valorizadas. 


E temos os nossos defeitos que merecem ser trabalhados e superados em nome das nossas virtudes. 


Para que o que há de melhor em nós possa sempre ser mais evidenciado do que nossas atitudes não tão santas. 


Não para que sejamos apontados com bons meninos e boas meninas, mas para que possamos ver nascer em nós um sentimento sincero de pertencimento à humanidade.


E quero deixar esta diferença marcada pelo sentimento, aquele, que um dia, declamou Adélia Prado:


Minha mãe achava estudo
a coisa mais fina do mundo.
Não é.
A coisa mais fina do mundo é o sentimento.
Aquele dia de noite, o pai fazendo serão,
ela falou comigo:
"Coitado, até essa hora no serviço pesado".
Arrumou pão e café, deixou tacho no fogo com água quente.
Não me falou em amor.
Essa palavra de luxo.

Um feliz Natal !

27 comentários:

  1. Malu, td o que escreve é muito bonito. Parabéns pela alma doce, suave e, ao mesmo tempo, tão definida. Um bom Natal pra vc. Bjs!
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Reflexivo e verdadeiro demais. Parabens, Malu.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, Obrigada pelo carinho. Um feliz Natal para você também.

    ResponderExcluir
  4. Oi Pablo, fico feliz por ter gostado. Fim de ano é época para parar e pensar, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  5. Malu, você sempre conseguindo traduzir, em palavras, o sentimento que vai dentro da gente.
    Me identifico demais com o que escreveu.
    Um sentimento sincero de pertencimento à humanidade... que assim seja!!
    Querida, um natal muito feliz pra vc e sua família!
    E que esse novo ano traga muitos motivos para celebrar a Graça de viver!
    Obrigada pelo carinho e por sua presença constante em meus dias ;)
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  6. Malu,
    Feliz Natal e um próspero e alegre 2011 para vc e sua família.

    ResponderExcluir
  7. Uma época importante, mesmo que aqueles que apenas acreditam em algo superior que protege o bem...

    E feliz natal para ti, bem como os que você gosta menina.

    Mas não tem como se prender nos erros da pessoa quando se tem as virtudes para vermos.

    Fique com Deus, menina Malu Machado.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Malu,

    Renovo os votos de um feliz Natal junto aos teus.

    Que lina mensagem você nos passa....

    "Não para que sejamos apontados com bons meninos e boas meninas, mas para que possamos ver nascer em nós um sentimento sincero de pertencimento à humanidade."

    Isso na verdade é o que mais importa. Buscarmos sempre sermos seres humanos cada vez mais melhores em nossas atitudes.

    Um bjo

    ResponderExcluir
  9. Oi Malu...
    Passei aquí para te desejar um feliz natal.
    Que 2011 estejamos mais empenhados na busca pela paz.
    Que ela não seja apenas palavra e desejos, mas que se concretize em atitudes.

    ResponderExcluir
  10. Passando para desejar BOM NATAL!
    Abraço dado com o coração...
    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  11. Malu, um excelente Natal e um 2011 cheio de realizações.
    bjs carinhosos
    Jussara

    ResponderExcluir
  12. Malu,

    Feliz Natal e um ano novo repleto de novidade e belos textos para nos brindar.
    Bjs

    Paulo

    ResponderExcluir
  13. Malu,

    Como sempre você traz reflexões profundas, mas com toda sua delicadeza e doçura. Adorei o texto!!!!!

    Beijos

    Mara

    ResponderExcluir
  14. Oi Malu!!! Muito feliz por ter o privilégio de refletir com você!
    Feliz Natal! E muita motivação e entusiasmo para 2011!!!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  15. espero que tenha passado um ótimo Natal e que o ano novo seja melhor ainda

    ResponderExcluir
  16. Oi, Malu!
    Sim, o Amor é tudo e no natal está contido muito dele, pois aproveitamos toda esta energia vibratória para fazermos um momento mágico, cheio de bons atos e pensamentos.
    Meu natal este ano foi um dos melhores dos últimos anos, pois simplifiquei e não me estressei.
    Que venha agora o novo ano, com paz e saúde para todos nós!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  17. Tem lá no meu blogue um sorteio,basta visitares o blogue e fazeres os comentários que quiseres...Às 15H publico todos os comentários e o comentário 100 será o vencedor!Envio ainda hoje o presente basta para tal às 15H verem a vencedora e esta enviar,para o meu mail,os dados completos para eu o enviar pelos CTT
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  18. Querida Malu,

    Muito pertinente suas colocações. O que de fato devemos considerar como positivo, e qual deve ser a nossa atitude nesse tempo, que se diz, de reflexões?
    Na verdade, poucos se dão ao trabalho de refletir sobre qualquer coisa.
    Infelizmente, o que vemos, é muita hipocrisia...
    Mas, para os que de fato se propõem a gerar mudanças, que 2011 seja um marco de sucesso e prosperida.
    Pela sua amizade, que tanto aprecio, agradeço-lhe neste momento, e meus votos é de muita saúde e paz!

    Abraços fraternos
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  19. Moça Bonita!
    Que lindo texto!
    Fiz um retiro a pouco cujo tema era Advento e o lema era: A chegada de quem se ama.

    Me identifiquei demais com suas palavras e acho que a sua mensagem está corretíssima, além de muito tocante e bela!

    Aproveito para desejar um Feliz ano novo!
    Que 2011 venha repleto de paz, felicidades, esperanças renovadas e sonhos realizados!

    Bjs!

    Milla Borges

    ResponderExcluir
  20. Olá Malu,
    òtimas suas reflexões!
    Tenho pensado muito nesse fim de ano... sobre os grandes e constantes rituais que fazia e me orgulhava em fazer.
    Acho, talvez, que minha grande resolução seja não ser mais dependente do tempo. Quero fazer o que quiser sem ter que esperar segunda para começar... Quero ligar com o dia 31 como se fosse, apenas, o antecessor do dia 1º. Enfim, que sejamos menos reféns do tempo, para, só assim, aproveitarmos ele com toda a alegria do mundo.

    Quero lhe agradecer pelas constantes visitas que tem me feito. És uma leitora muito fiel e, isso, tem me dado muito gás para atualizar. Não sou muito ligado à internet, só uso meu e-mail e mexo com o blog, por isso, não consigo te responder com presteza! Mas, saiba que estou curioso para te conhecer e te agradecer pessoalmente por ler o que os meus monstros já não aguentam guardar...

    Um grande abraço
    Muito obrigado!

    Um feliz ano novo!

    Mauro

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Feliz 2011, Malu!
    Deus continue sempre com vocês e que te ilunine sempre, sempre...
    Muita saúde e paz!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  23. Olá Malu que coisa linda!

    Não havia visto não, mas realmente começa com a mesma idéia do "velho novo". Bom mais pessoas fazendo essa analise critica! Quem sabe um dia a coisa não muda como um todo?

    beijos e feliz ano novo!!

    ResponderExcluir
  24. EU NAO GSOTO DO NATAL...

    SEI..É LINDO, COLORIDO MAS, O MELHOR MESMO É A VIRADA DO ANO, QUANDO EU RENOVO AS PROMESSAS EM MIM MESA

    DIAS FELIZES
    GRACE OLSSON

    ResponderExcluir
  25. Primeiro, eu adoro Adélia Prado!!! Em relação ao Natal, sou católica e celebro e me preparo para este tempo. Ano passado, pensei muito no sentido disso tudo. Precisamor ir além da celebração de mais um ano... Aliás, o ano que passou, precisa ser mais que um ano que passa. Precisamos refletir sobre o amor, sobre a partilha, sobre a solidariedade. Precisamos celebrar o nascimento de Cristo em nossos corações.Mas não somente no Natal. Em todos os dias de nossas vida, pois nascemos e morremos todos os dias, nem que seja um pouquinho ...

    ResponderExcluir